27 de Janeiro de 2010
Base Antárctica Búlgara St Kliment Ohridski

Estamos desde dia 23 na Base Búlgara St Kliment Ohridski na ilha Livingston. Saímos, finalmente, de Deception no domingo à hora de almoço quando a tempestade amainou. A viagem entre as ilhas demorou cerca de 3 horas, num mar com ondulação significativa e desembarcámos em Livingston as 22h. Parte do equipamento ficou na vizinha base espanhola Juan Carlos I, pois a caixa era demasiado pesada para ser desembarcada na praia da base búlgara.

As condições em que nos encontramos alojados são muito boas. Temos um pequeno chalet só para nós os três. No piso de cima, dormimos e no de baixo, temos uma excelente sala de trabalho. Os dias têm sido extremamente ocupados com as actividades do projecto. Nas semanas anteriores à nossa chegada, os nossos colegas búlgaros avançaram com a instalação de algum do equipamento, o que nos permitirá avançar mais rapidamente com os trabalhos. Infelizmente, ontem o tempo esteve bastante mau, com muito vento e muita ondulação, que não nos permitiu sair com a zodiac para a área da base espanhola, onde precisamos de trabalhar. Em princípio, hoje já conseguiremos sair, pois as ondas estão finalmente mais pequenas e não há praticamente vento.

Nos próximos dias continuaremos uma verdadeira corrida contra o tempo, pois a lista de actividades a realizar ainda é muito longa e há inúmeros pequenos problemas técnicos com o equipamento que precisamos de resolver.

Devido à inexistência de email na base St Kliment Ohridski, terei mais dificuldade em actualizar o blogue, mas agora que já conseguimos avançar com uma série de problemas que estavam pendentes, espero ter alguns momentos ao final do dia, em que possa escrever os posts.
Saída da caldeira da ilha Deception
Saída da caldeira da ilha Deception
Picture
Glaciar em frente à base búlgara
Picture
Base Antárctica Búlgara St. Kliment Ohridski. Estamos alojados no edíficio triangular do lado esquerdo, chamado 'Casa España'
 


Comments

7º B- Manuel Costa
02/01/2011 08:00

Estamos a acompanhar a vossa campanha e ficámos curiosos em relação ao que de facto estão a fazer.Quais as actividades que estão a desenvolver e com que objectivos? Outra dúvida que nos surgiu foi saber o que é a zodiac. Pensamos que se trate de um meio de transporte mas gostavamos de ter a certeza.

Reply
Gamito e Pires
02/10/2011 01:55

Olá. Nós gostávamos de perguntar se já alguma vez mergulhou no mar da Antártida. Como já dissemos somos do 7ºA do Colégio de Santa Doroteia. Aguardamos a sua resposta.

Reply
01/25/2012 15:16

Nice one info, thx

Reply
Stanley
03/10/2012 07:24

THX for info

Reply
03/26/2012 13:12

Nice one info, thanks

Reply
03/30/2012 19:15

Great info, thx

Reply
09/25/2012 04:13

good post

Reply



Leave a Reply

    Picture
    Gonçalo Vieira é coordenador do Grupo de Investigação em Ambientes Antárcticos do Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa (CEG/IGOT-UL) e relatará neste blogue a sua experiência como responsável pela campanha PERMANTAR-2. Este projecto, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, tem permitido a Portugal manter actividades regulares na região da Península Antárctica e a consolidar o seu papel internacional no estudo do solo permanentemente gelado (permafrost) e das consequências das alterações climáticas sobre ele.

    O PERMANTAR-2 é um projecto português que envolve parcerias com a Argentina, Brasil, Bulgária, Espanha e Estados Unidos da América.
    Picture

    Picture

    Picture

    Picture

    Arquivos

    February 2011
    January 2011
    December 2010

    RSS Feed