Base Antárctica Búlgara St Kliment Ohridski
Estamos desde dia 23 na Base Búlgara St Kliment Ohridski na ilha Livingston. Saímos, finalmente, de Deception no domingo à hora de almoço quando a tempestade amainou. A viagem entre as ilhas demorou cerca de 3 horas, num mar com ondulação significativa e desembarcámos em Livingston as 22h. Parte do equipamento ficou na vizinha base espanhola Juan Carlos I, pois a caixa era demasiado pesada para ser desembarcada na praia da base búlgara.
As condições em que nos encontramos alojados são muito boas. Temos um pequeno chalet só para nós os três. No piso de cima, dormimos e no de baixo, temos uma excelente sala de trabalho. Os dias têm sido extremamente ocupados com as actividades do projecto. Nas semanas anteriores à nossa chegada, os nossos colegas búlgaros avançaram com a instalação de algum do equipamento, o que nos permitirá avançar mais rapidamente com os trabalhos. Infelizmente, ontem o tempo esteve bastante mau, com muito vento e muita ondulação, que não nos permitiu sair com a zodiac para a área da base espanhola, onde precisamos de trabalhar. Em princípio, hoje já conseguiremos sair, pois as ondas estão finalmente mais pequenas e não há praticamente vento.
Nos próximos dias continuaremos uma verdadeira corrida contra o tempo, pois a lista de actividades a realizar ainda é muito longa e há inúmeros pequenos problemas técnicos com o equipamento que precisamos de resolver.
Devido à inexistência de email na base St Kliment Ohridski, terei mais dificuldade em actualizar o blogue, mas agora que já conseguimos avançar com uma série de problemas que estavam pendentes, espero ter alguns momentos ao final do dia, em que possa escrever os posts.