Picture
Com o Marc depois do levantamento com GPS em Irizar
Picture
Leões marinhos começam a chegar a Deception Island
Hoje toda a base acordou mais tarde. Pela primeira vez, desde que cá estou, a energia foi ligada às 9h30 e o pequeno-almoço foi às 10h00. Excelente! Já fazia falta dormir mais um bocado e descansar. Ao pequeno-almoço, comemos churros acabados de fazer, com chocolate fundido e seguimos de seguida para a base argentina, onde nos encontrámos com o resto da equipa. O Gabriel estava de Maria na base argentina e ficou por lá a trabalhar na cozinha. Eu e o Marc subimos para o sitio CALM Irizar e fizemos levantamento da topografia, deformação do terreno e substituimos vários sensores de temperatura. O Jim ficou a estduar perfis de solos na vizinhança da base argentina e o Ivo foi para a oficina da base espanhola trabalhar na preparação da estrutura do aerogerador.

Os trabalhos avançam a bom ritmo e já praticamente terminámos os levantamentos de deformação e topografia de que estava encarregado. Faltam apenas alguns levantamentos geomorfológicos e arrancar com a montagem do aerogerador, que depois será concluída pelo Ivo e pelo Gabriel, quando formos para Livingston.

Esta noite, dou uma "charla" com o Jim sobre o projecto a todos os membros da base e o fim da tarde foi passado a estruturar a apresentação.

O tempo esteve muito bom, com pouco vento e apenas uns escassos flocos de neve pela manhã. Ao final da tarde, as nuvens foram-se e está sol e vento moderado de sul. Amanhã vamos atacar a construção de uma sapata de cimento em Crater Lake para a instalação do aerogerador.
 


Comments

Ana David
01/19/2011 15:24

Continuo a preferir as anteriores modalidades de exibição patriótica do Marc Oliva!!!
Beijos grandes a todos, cheios de saudades.

Reply
Pedro Pina
01/21/2011 01:28

Esse emblema não é do Real Madrid?
Continuação de excelente trabalho!
Um abraço

Reply
01/25/2012 15:40

Great info, thx

Reply

Great info, thx

Reply
03/27/2012 20:18

will come back before long

Reply
03/31/2012 20:40

THX for info

Reply



Leave a Reply

    Picture
    Gonçalo Vieira é coordenador do Grupo de Investigação em Ambientes Antárcticos do Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa (CEG/IGOT-UL) e relatará neste blogue a sua experiência como responsável pela campanha PERMANTAR-2. Este projecto, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, tem permitido a Portugal manter actividades regulares na região da Península Antárctica e a consolidar o seu papel internacional no estudo do solo permanentemente gelado (permafrost) e das consequências das alterações climáticas sobre ele.

    O PERMANTAR-2 é um projecto português que envolve parcerias com a Argentina, Brasil, Bulgária, Espanha e Estados Unidos da América.
    Picture

    Picture

    Picture

    Picture

    Arquivos

    February 2011
    January 2011
    December 2010

    RSS Feed